Hoje foi um dia de pesquisa para tentar resumir perante os leitores as características e o uso de algumas ervas culinárias, em alta na gastronomia. Elas aromatizam, dão sabor, charme, enfim, dão o toque de mestre em qualquer preparo.
Manjericão

Uma das principais ervas no preparo de molhos, utilizados em pizzas e massas em geral. Tem um sabor e aroma "sui generis" e deixa os pratos muito saborosos. Enfim, seu uso não se resume aos molhos, mas também caem bem em preparos de frutos do mar, saladas e assados.
Orégano

De origem mediterrânea, talvez seja a mais popular das ervas, pois é tradicionalíssima nas pizzas de qualquer sabor. Mas seu uso não se resume a isso, pois se trata de um "coringa" no preparo dos mais variados tipos de prato. Usa-se as folhas inteiras, picotadas ou trituradas, dependendo do tipo de prato em preparo.
Alecrim

Mais uma erva de origem mediterrânea. Os romanos a chamavam de rosmarinum, que em latim significa "orvalhos do mar", talvez pelo seu aroma característico. Muito utilizado em peixes e crustáceos, foi amplamente difundido nas culinárias de vários outros países e hoje é quase um campeão nas cozinhas mundo a fora. Aves, molhos, saladas e carnes são preparadas com o alecrim, que deve ser usado com pacimônia para evitar que a comida fique com aroma de chá. Uma dica legal para quem está fazendo churrasco é espalhar alecrim na brasa, pois além de aroamtizar a carne deixa o ambiente com ares bastante agradáveis.
Salsa

Também chamada de salsinha ou perrexil, assim como o coentro, a salsa é uma campeão na culinária brasileira. Muito usada em sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados e recheios. Preparar manteiga temperada com essa erva também é muito saboroso.
Coentro

Uma erva de origem japonesa e muito aceita no Brasil, o coentro é certamente campeão nos pratos do cotidiano brasileiro. Usar o coentro ao final da cocção do feijão é indispensável e faz sempre que lembremos da comidinha feita em casa. Mas não se resume a isso: saladas, molhos, caldos, sopas são algumas das opções para se usar o coentro. Na culinária baiana, seu uso se dá em moquecas e caldeiradas de frutos do mar.
Tomilho

Descoberto no oeste da Europa, o tomilho é suavemente picante e aromático. Muito usado em carnes e em molhos, especialmente os preparos com tomate.
Sálvia
A sálvia ou "erva divina" tem origem mexicana e pertence à família do hortelã e do orégano. Bem usado em marinados, molhos de tomate, recheio de carnes e aves, cremes e queijos.































